O presidente Ricardo Teixeira pediu renovação e o técnico Mano Menezes, em sua primeira convocação, acatou. Nesta segunda-feira (26), o novo treinador da seleção brasileira foi apresentado oficialmente e relacionou os jovens santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso entre os 24 jogadores que participarão de amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.
A convocação agrada a boa parte da população brasileira, que já queria a convocação de Paulo Henrique Ganso e Neymar para a disputa da Copa do Mundo, algo que Dunga não fez.
Mas a convocação também teve surpresas. Esperava-se que Mano chamasse vários jogadores do Corinthians, seu ex-clube, e apenas o reserva corintiano Jucilei foi lembrado. Também era esperado que ele não convocasse atletas de São Paulo e Internacional, devido à possibilidade de os times se classificarem para a final da Copa Libertadores. No entanto, ele chamou o tricolor Hernanes e o colorado Sandro.
Também foi surpresa a convocação de 12 jogadores de fora do país e quatro remanescentes da Copa do Mundo: o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e o atacante Robinho.
O treinador não pôde contar com vários jogadores de destaque no futebol europeu pelo fato de alguns ainda desfrutarem dos seus últimos dias de férias e outros ainda estarem em período de pré-temporada.
Mano se viu obrigado a fazer de qualquer forma a sonhada renovação pretendida pelo presidente da CBF. Após a eliminação do Brasil no Mundial de 2010, o dirigente declarou que exigiria do próximo comandante um rejuvenescimento da seleção brasileira, que disputou a Copa da África do Sul com um time com média de idade bastante avançada, acima de 29 anos, a maior de sua história.
- Agradeço a confiança. Sei que passo a ocupar um dos cargos mais importantes do país. Vou procurar me pautar dentro de uma linha que me trouxe até aqui. Com lealdade, transparência e honestidade com o torcedor. Esperamos construir uma seleção capaz de realizar todos os nossos sonhos e ambições. O trabalho é árduo, mas não faltará disposição.
Com isso, o ex-treinador do Corinthians dá início ao seu ciclo no comando canarinho, após ter sido anunciado como novo comandante do Brasil apenas no sábado (24) pela manhã. O gaúcho terá a missão de preparar a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país. Ricardo Teixeira fez questão de elogiar o treinador.
- Vocês todos conhecem o trabalho dele, a razão que nós o escolhemos para ser o técnico da seleção. Ele concorda com todo o projeto dos próximos anos, objetivando a Copa de 2014. Dou as boas vindas a ele, desejo sorte e darei todo o apoio, nos bons e nos maus momentos. Diretoria da CBF não foge da luta. Estaremos juntos em 2014.
Como sede, o Brasil não disputará as eliminatórias, pois, por ser o país sede, já está classificado para o Mundial. Até lá, a seleção disputará apenas dois torneios oficiais: a Copa América de 2011, na Argentina, e a Copa das Confederações, em 2013, no Brasil. O técnico também estará à frente da seleção olímpica, com jogadores de até 23 anos, que tentará o ouro inédito nos Jogos de Londres-2012.
Além do amistoso contra os Estados Unidos, marcado para o dia 10 de agosto, em Nova Jersey, Mano Menezes ainda deverá ter outras convocações para fazer em 2010, já que até o fim do ano haverá mais cinco datas reservadas pela Fifa para jogos de seleções, e a CBF pretende aproveitar todas elas.
Confira os convocados:
Goleiros: Victor (Grêmio), Renan (Avaí) e Jefferson (Botafogo)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe)
Zagueiros: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan)
Volantes: Sandro (Internacional), Jucilei (Corinthians), Hernanes (São Paulo) , Lucas (Liverpool) e Ramires (Benfica)
Meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Ederson (Lyon) e Paulo Henrique Ganso (Santos)
Atacantes: Robinho (Santos), André (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético-MG)
0 comentários:
Postar um comentário