PLAY DA RADIO FUSION EM BREVE MR RADIO MAIS

BATE PAPO PEDIDOS SO PELO MSN: MRRADIOMAIS@HOTMAIL.COM


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Historiador está levantando dados sobre a cidade de Caraúbas



A cidade de Caraúbas conta desde o início da semana com a presença do historiador que deve concluir até a próxima terça-feira a pesquisa sobre as particularidades da cidade.
“Aproveitei a festa do padroeiro de Caraúbas para fazer o levantamento histórico mais profundo da cidade que deve ser concluído até a próxima terça-feira”.
Segundo Alexandro, o levantamento contou com a ajuda do historiador Raimundo Soares de Brito que detém boa parte dos documentos históricos sobre a cidade trabalhados até a década de 60.
“Na terça-feira, mantive contato com Raimundo Soares de Brito que disponibilizou um vasto material contendo a história até o ano de 1960”, destaca o historiador.
O trabalho deve ser enriquecido com a ajuda de outros historiadores e com a coleta de informações junto à população da cidade.
Diante do atual estágio na coleta das informações, Alexandro destaca fatos pitorescos na história da cidade.
“A história de fundação da cidade é muito interessante e um fato ligado à presença de Lampião no Estado conta com um elevado teor de importância”, afirma Alexandro.
Segundo o historiador, no ano de 1927 um alerta direcionado para Lampião teria gerado todo o cenário que levou à derrota do bando em Mossoró.
O cangaceiro, que se deslocava de Souza (PB) para Mossoró, teria recebido o alerta de que na entrada da cidade de Caraúbas seria encontrada a casa do Gato Vermelho, apelido que identificava Quincas Saldanha, um dos homens mais corajosos de toda a região.
O temor fez Lampião desviar a rota, levando o seu bando até Governador Dix-sept Rosado através da cidade de Felipe Guerra.
Em função do desvio, foi articulado o aviso para Mossoró através do trem de passageiros. O desvio disponibilizou tempo suficiente para que a trincheira fosse armada na igreja de São Vicente, levando o bando de Lampião à derrota histórica.
“É um detalhe pouco explorado, mas que tem uma importância única”, destaca o historiador.
Além dos fatos que marcaram a história da cidade, personagens do dia-a-dia como o radialista Lopes Vieira farão parte do conteúdo que irá para a Internet até o fim do mês de janeiro.


FONTE DE ONDE FOI TIRADA: http://www2.uol.com.br/omossoroense/180103/regional.htm

CREDITOS A ESTE SITE



0 comentários:

Postar um comentário